COMO CHEGAR EM GUATAPÉ E PEÑOL: EXCURSÃO VERSUS VIAGEM "SOLO"

Moramos na Colômbia há pouco mais de um ano e, depois da mudança feita e tudo no seu devido lugar, passamos a procurar destinos interessantes no país. Só que nos deparamos com um problema: há muitos destinos interessantes, muito mais do que eu jamais poderia imaginar. Eu já contei que trabalhei para o Consulado colombiano há 10 anos atrás? Pois sim, trabalhei. E pude conhecer por fotos muitos destinos famosinhos que todos mundo já ouviu falar como Cartagena, San Andrés e Medellín, mas nunca imaginei visitar lugares com nomes como Guatapé e Peñol. Pois eles não fazem parte da lista de desejo de viagem de quase ninguém, então por que fariam da minha? 


Pedra de Guatape e Peñol na Colombia em viagem de família com filhos roteiro de turismo

Bem, porque são diferentes e, com isto, bate aquela curiosidade louca e incontrolável de ir até lá para saber como são. E, quando o destino é assim, desconhecido para mim, procuro sempre contratar uma excursão apesar dos protestos intermináveis do meu marido que prefere viagem mais livre, sem os horários certinhos de grupo. Já eu, adoro um "ajuntamento", uma bagunça organizada e, para quem pretende viajar de forma coletiva aqui na Colômbia, pode vir feliz porque até hoje nunca vi um povo tão legal para viajar em turma. Eles não reclamam, adoram uma piada, são gentis e preocupados pelo próximo. Excelentes companhias.

Pesquisando roteiros partindo da cidade de Medellín encontrei a empresa Turibus, que faz o bate volta para conhecer a bela pedra e belíssimos arredores. Já aviso que sim, podem comprar o tour com eles. São super preparados, levam à lugares excelentes, o ônibus é bom. Único defeito da excursão é que toca música colombiana a todo volume durante todas as horas que vocês está sentado no bus. No início até que é legal, mas depois de duas horas vai enlouquecendo a gente e vamos pegando uma raivinha da música tão alta. Mas ficamos com vergonha de pedir para baixar porque as pessoas cantarolavam as canções. Acho que só a gente não curtia o som alto. 

Bom, voltemos para a parte boa, assim ninguém desiste de fazer o passeio com a Turibus, porque vale a pena. O guia, que chamava Alex Mejía, era a animação em pessoa e integrou o grupo em minutos. Depois, tudo que queríamos saber ele respondia, estava sempre preocupado com o bem estar de todos. E contava a historia de cada atração que passávamos. Se tivéssemos ido de carro, não saberíamos nem a metade do que aprendemos indo em grupo. Ponto positivo! 

O QUE LEVAR: máquina fotográfica, toalha, troca de roupa (principalmente se estiver com criança), roupa de banho para o parque Comfama, protetor solar, chapéu, casaco bem protegido para o passeio de barco, sapato muuuuuuito confortável para escalar a pedra, chinelo para descansar os pés, lanche para matar a fome caso vocês não comam qualquer coisa de rua. 

VALORES: o custo do tour, que não acontece todos os dias, portanto, veja a página para decidir o melhor dia para você, é de COP 69.000 (US$ 21 mais ou menos). O preço é por pessoa e criança paga também, afinal, vai sentar no ônibus, vai comer, etc e tal. Pode comprar o ingresso na hora? Pode, mas não recomendo. Os lugares são limitados e você pode ficar sem viajar. O valor inclui tudo, o trajeto de ônibus, café da manhã, almoço, guia. Só não inclui a subida na pedra porque tem muitas pessoas que não sobem devido à dificuldade, mas este assunto trataremos mais prá frente. 

Comparação ao custo da viagem "solos": aluguel de carro simples COP 195.000 + café da manhã e almoço para três pessoas em média COP 120.000 + pedágio COP 7.000 + entrada Comfama COP 27.500 + passeio de barco COP 30.000. TOTAL: COP 353.000  (US$114) (preço simulado com base em nossa pesquisa online e comendo nos mesmos lugares que comemos, você pode encontrar valores maiores ou menores. Valor do combustível não incluído)


Pedra de Guatape e Peñol na Colombia em viagem de família com filhos roteiro de turismo

ROTEIRO: Saída do parque de los pies descalzos, café da manhã em um restaurante da estrada, visita ao Pueblito Paisa e cidade inundada de Peñol + cidade nova de Peñol, subida na pedra, almoço no parque Comfama, visita à cidade de Guatapé, passeio de barco, parada para comprar almojábanas na estrada e retorno para Medellín. Clique em cada parte do roteiro acima para saber mais detalhes. 

Se você estiver na cidade de Medellín eu recomendo o passeio. Por que? Porque sim, é bonito, é interessante, é diferente, é cultural. Nos próximos dias contarei sobre cada detalhe do passeio, para tirar toda e qualquer dúvida que você possa ter. Me escreve se eu não cumprir este objetivo. Tentarei esclarecer o que faltar. 

Telefone: +57 (4) 371 5054

Comentários

  1. Esses maridos, viu. O meu fooooge de uma excursão e geralmente sequer pacote me deixa fazer… Já eu entendo que perdemos um pouco da liberdade, mas em contrapartida ganhamos mais ritmo e temos a chance de conhecer mais e melhor. Depois, poste mais sobre o passeio pra gente ver!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Outra dica anotada! Obrigada Tati, só tem dica boa no seu blog. bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando estive em Medellín, me colocaram muito terrorismo para não viajar pelos arredores da cidade. Me arrependo muito de não ter tirado um tempo livre para fazer uns passeios "civis" (fui a trabalho). Agora acho que preciso voltar! =D

    ResponderExcluir
  4. Que legal, na maioria das vezes ficamos tão 'presos' a querer visitar os lugares mais conhecidos que esquecemos das coisas gostosas que estão ao nosso redor.
    Beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse tipo de post, esclarecedor. Obrigada por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a dica!!! Coloque mais fotos!! adoro!! :)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou da turma que gosta de viajar solo!rs Gosto de seguir meu ritmo! Mas você tem razão em uma coisa: somente de excursão nós saímos da nossa bolha e interagimos mais. Além disso, informações direcionadas, só esses passeios podem dar de forma completa! Tem que pesar prós e contras mesmo para cada ocasião! Como sempre, é um prazer ler seu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário