MUSEO DEL AGUA EM MEDELLÍN, COLOMBIA EM FAMÍLIA
Este é um museu que "apareceu" em meu roteiro por Medellín por acaso e, talvez por esta razão, foi o que mais me surpreendeu positivamente. Estávamos esperando o busão para fazer um passeio e, enquanto a "longa espera" de 10 minutos parecia de duas horas porque criança não consegue ficar sentada esperando o tempo passar, saímos para explorar os arredores em um raio de poucos metros do embarque que se aproximava. Foi então que encontramos o tal museu, que estava fechado, mas deixou aquele gostinho de "preciso te ver, senhor museu lindo"... Retornamos no dia seguinte cheios de curiosidades mas sem muitas altas expectativas, afinal, museu de água??? O que tanto há para saber sobre o assunto? Vamos aos detalhes desta expedição ao mundo, assim matamos a curiosidade.
COMO CHEGAR: fica em frente à Plaza Mayor. Chegar em metrô não é uma tarefa das mais agradáveis com criança. O metrô é maravilhoso, as pessoas são educadas, cedem o assento para quem está com crianças, para idosos. O problema não é este. O que ocorre é que todos informam que o museu fica bem pertinho, "umas duas quadras" da estação, mas não se engane, as duas quadras são equivalentes a uma 15 quadras e, para quem viaja com pequenos, sabe que andar essa distância debaixo do sol escaldante não é tarefa das mais fáceis. Portanto, sugiro que vá de táxi ou de ônibus se souber usar pela cidade.
QUANTO CUSTA? quando fui pagar tive que REperguntar, custa apenas COP 6.000 (US$ 1.80). Inacreditável, um super museu, todo interativo e tão baratinho. As crianças não pagam (até 1,10 m ou 5 anos).
O QUE VER: o museu ocupa o prédio todo da foto aí abaixo, mas até agora ainda estou me perguntando como pode? De verdade, o tempo voa quando você está lá dentro, não parece que andamos todo o edifício (tour de mais ou menos 2 horas). E tem muito para ver.
Você começará a "viagem" pelo início de tudo, lá na época em que o nosso planeta começou a ser o que é hoje. O início se dá com a teoria do Big Bang, passa pelos dinossauros e vai evoluindo para o que é hoje.
Depois vai focando nos ecossistemas colombianos, que é bem legal para complementar aquele passeio imperdível que contei no outro dia, que fica próximo de Bogotá, o Bioparque. Aqui no museu da água, os ecossistemas são recriados de forma simpática, artificialmente, para que as crianças possam se sentir em cada cantinho do país. Tem calor, frio, umidade, secura.
Continuando o passeio você verá como e de onde vem a água que abastece a cidade de Medellín, depois o que pode acontecer se não cuidarmos do planeta, com tanta poluição e desperdícios.
Cada sala conta com guias bem preparados e bem dispostos a explicar tudo, tudo, tudo. Eu fiz uma pergunta que elas não sabiam e não me deixaram sair até me dar a resposta. Legal. Eu até expliquei que tudo bem, a pergunta não era tão importante assim, mas gostei de ver o empenho em esclarecer as nossas questões.
Para os menorzinhos, destaque para a sala de bolinhas de sabão, dá para fazer bolhas imensas e muito divertidas mas a mais legal é a que a criança fica dentro da bolha. Super divertido. Falando em menorzinhos, a idade adequada para levar uma criança ao museu, na minha opinião é de 0 até infinito, mas cada um conhece o filho que tem. O meu aproveita muito desde sempre.
Por fim, uma exposição de Jorge Valderrama, tudo inspirado na arte que a água inspira em nós. Meu filho saiu encantado com o museu todo, adorou e aprendeu um monte, é tão legal ver uma criança descobrir o mundo através da brincadeira! Os museus da Colômbia estão de parabéns, todos sempre possuem um espaço para os pequenos exploradores.
Jorge Valderrama em uma das obras de sua exposição no museu |
O que mais fazer em Medellín?
Parque de los Pies Descalzos
TELEFONE: + (574) 3806954
Para mais informações clique AQUI
Tati, seus posts sempre surpreendentes. acho uma delicia museus que abordam nossos recursos naturais e conseguem fazer os pequenos aprenderem se divertindo.... parabens!!
ResponderExcluirObrigada Rê. Eu também tenho ficado muito bem surpreendida com os museus da Colômbia. Tati
ExcluirQue máximo o Pipe na bolha de sabão! E vivendo e aprendendo, nunca pensei na existência de um museu de água! Aprendo tanto com vcs!
ResponderExcluirNão vejo a hora de que venham nos visitar. Bj Tati
ExcluirOutro passeio que meu filho ia amar!!! Hj descobrimos que ele está com 1,10 na consulta, já pagaria o ingresso 😂bjsss
ResponderExcluirParabéns pelo seu filho mas eu acho que se ele está com 1,10 m exatamente ainda passaria grátis.
ExcluirTati
A cada novo post seu eu me interesso mais pela Colômbia. Que país interessante :)
ResponderExcluirÉ pouco explorado Poliana mas verdadeiramente interessante.
Excluirtati
Adoro passeios em que é possível aprender de um jeito interessante! Estou como a Poliana, cada vez mais interessada na Colômbia. Ler seu blog tem sido um imenso prazer!
ResponderExcluirEu também adoro. Os museus aqui nunca esquecem dos pequeninos.
ExcluirTati