ROTEIRO DO PARQUE DE LOS PIES DESCALZOS: DESCALÇOS MEEEEESMO EM MEDELLÍN
Contei ontem sobre o Museo del Agua EPM de Medellín e, se você chegou até o fim do post percebeu que ele fica localizado dentro de um parque chamado Pies Descalzos. Pois bem, o "negócio" de pé no chão é literal, não opcional, se você quiser andar pela praça e entender como funciona a experiência sensorial. Se não quiser sujar os pés, "lo siento", não pode.
O parque é cheio de monitores que vão guiando seu experimento sensitivo, o problema é que é cheio de regras, ou melhor, como a monitora me disse: normas a seguir, então a proposta relaxante meio que "vai pro saco" porque você está lá feliz e contente caminhando relaxadamente na água e vem a funcionária te dizer que não, não pode caminhar, é só para colocar o pé e chacoalhar bem devagar para que e vivência seja relaxante e calmante. Ela diz que as ondas provocadas pela caminhada n´agua não são calmantes e estressam o ambiente. OMG! Para mim, um tanto exagerado. Tudo bem, correr, pular, saltar como dizia aquela música famosa pode tornar o lugar bastante agitado, mas só uma andadinha não faz mal a ninguém. Acho eu... Enquanto isso, ou seja, enquanto nos diziam que não podíamos fazer "bagunça" um pai e sua filha seguiam as regras/normas do local enquanto outra guia lia um livro para eles. Fiquei meio invejosa. Na próxima vou ficar bem comportada e também vou ter alguém lendo para mim...
Aliás, se você curte o prazer de alguém ler para você, das 12 às 2 pm você pode deitar em um dos pufes e "degustar" a leitura de poemas, novelas, textos, enfim, leitura no parque. Tinha gente até dormindo como um bebê com as palavras que saiam do megafone. O livro era radical, de crítica à sociedade, mas o sono era profundo para algumas pessoas que não se abalaram com o tema tratado. Meu filho, de 4 anos, curtiu muito a ideia, sentou e ouviu historia. Aprovado pelo pequeno explorador!
COMO CHEGAR: fica em frente à Plaza Mayor. Chegar em metrô não é uma tarefa das mais agradáveis com criança. O metrô é maravilhoso, as pessoas são educadas, cedem o assento para quem está com crianças, para idosos. O problema não é este. O que ocorre é que todos informam que o museu fica bem pertinho, "umas duas quadras" da estação, mas não se engane, as duas quadras são equivalentes a uma 15 quadras e, para quem viaja com pequenos, sabe que andar essa distância debaixo do sol escaldante não é tarefa das mais fáceis. Portanto, sugiro que vá de táxi ou de ônibus se souber usar pela cidade.
COMO FUNCIONA: ok, se você não é meio rebelde como eu fui, você vai fazer o passeio direitinho e ter a experiência sensorial de verdade. Tire seus sapatos e comece pelas pedras entre os bambus. O problema aqui é que tem gente muito porca que joga lixo no chão e também tem o barro se tiver chovido no dia, mas fora isso, seus pés serão massageados pelos pedregulhos e você chegará nos pufes (do meio dia às 2pm). Depois você vai "brincar" na grama para sentir a maciez pós pedras. Outro probleminha, tem barro se tiver chovido, mas faz parte do passeio, certo? Dali siga para as águas, em silêncio para relaxar. Se você for bem precavida e tiver levado uma troca de roupa e toalha para as crianças terá alegria garantida, pois têm um chafariz divertido. Dá para se molhar todo. Bem legal. E, no final, passe pelo labirinto e escalada dos totens. E fim.
E é evidente que visitar este parque e não ir ao Museo del Agua seria quase um crime. Programe-se para mais duas horas de museu, porque vale realmente a pena. No parque tem opções de lanches. Não comi por lá, é tudo bastante simples (cachorro quente, frango frito, pf) mas dá para se alimentar.
Carrera 57 # 42 - 139 - Medellín
Telefone: (574) 380 6950 - 380 6954 Fax: (574) 380 6934
Menina, NUNCA tinha ouvido falar desse lugar, achei interessante demais!!! Espero conhecer um dia!
ResponderExcluirGuaciara, é realmente interessante e as crianças amam. Vem conhecer sim! Tati
ExcluirUau, nunca imaginei um lugar sensorial assim!!! E vai segurar uma criança de sair andando pelo espelho de água? PH ia era pular mesmo, pois está na fase da Peppa e não resiste a nenhuma poça pelo caminho!!!
ResponderExcluirImagina com a poça enorme desse parque? Impossível segurar as crianças. Bj, Tati
ExcluirAdoreei! A cada vez que leio seu blog, minha vontade de conhecer Bogotá só aumenta! Gente, e essa experiência sensorial? Tudo de bom! Esse passeio já está na minha wish list!! Ah!Adorei sua rebeldia!rs Beijos
ResponderExcluirMamãe rebelde, que horror... Que bom que está pensando em vir, faremos rebeldias juntas. Bj, Tati
ExcluirE qual criança se recusa a tirar o sapato e enfiar o pé nessa água ???? Cada vez mais encantada e quase marcando as passagens !!!
ResponderExcluirBeijocas
Li
Oba!!! Vou adorar a visita. Beijo, Tati
ExcluirAdorei!!!! Já anotei para meu roteiro tb kkkk. Beatriz vai adorar explorar o ambiente e sentir a natureza. Bjs
ResponderExcluirBeatriz, te esperamos para aprontar juntas. Beijo, Tati
Excluirhey, pára tudo! Que lugar e que ideia geniais. Nunca imaginei uma coisa assim.
ResponderExcluirAh a Colômbia está na minha wish list há tempos. Há que ir.
Abraços
Poliana, se vier tens companhia. Vou adorar tomar um café com você por aqui. Tati
Excluir