PUEBLITO PAISA E PEÑOL, A CIDADE DEBAIXO D´AGUA

Paisa, pueblito. Ah, hoje vamos falar sobre isto? Sim, mas o que é paisa? Porque pueblito (cidadezinha) é intuitivamente fácil de adivinhar, certo? Bom, paisa é como se diz de quem ou do que é de Antioquia, ou seja, é como dizer que alguém e gaúcho, nordestino, paulista, carioca. E Antioquia é um departamento da Colombia, como um Estado do Brasil. E agora, com os detalhes resolvidos, vamos ao que realmente interessa: o Pueblito Paisa e a cidade de Peñol que ficou debaixo d´água. 

Passeio turístico para Peñol e Guatapé para ver a cidade inundada e o Pueblito Paisa.

Um pueblito paisa é uma réplica de como eram as cidades antioqueñas antigamente, é como uma cidade cenográfica para que a gente possa deixar a imaginação voar sobre a vida em épocas passadas. O lugar é formado por umas seis casinhas, uma igreja e a pracinha no meio. Ali encontramos artesanato local e lanches , além de banheiro público (COP 500 por pessoa para usar). 


Passeio turístico para Peñol e Guatapé para ver a cidade inundada e o Pueblito Paisa.

O que fazer por ali? Sentar no banco da praça e fantasiar a vida em outras épocas. A experiência fica bem mais interessante porque ali do banco mesmo, sentadinha e tomando seu sorvete você pode ver um rio e, debaixo dele fica a cidade antiga de Peñol que foi inundada para criar a represa que é tão, mas tão importante, que gera 30% da água que o país todos precisa. 

E estas informações tornam o passeio mais interessante porque aquele lugar que parece tão despretensioso guarda tanta historia e tanta importância... Em Medellín também tem a mesma réplica do pueblito, mas esta aqui em Peñol é mais fascinante por toda o passado que a rodeia. 

A cidade nova de Peñol, que começou a nascer após a primeira fase da inundação em 1972, ergueu uma estátua da Fênix, para simbolizar o seu renascimento das cinzas e, na igreja com arquitetura em homenagem à pedra que atrai os turistas, você pode ver a cruz que foi feita com material retirado das construções de casas submergidas. Se você passar pela cidade, não deixe de ver estes pontos turísticos mais relevantes. 

E, voltando ao Pueblito Paisa, olhe bem lá do alto do mirante e procure pela cruz no meio do lago, pois é ela que sinaliza aonde ficava a cidade antiga.

Passeio turístico para Peñol e Guatapé para ver a cidade inundada e o Pueblito Paisa.

ROTEIRO de um dia pela região: Saída do parque de los pies descalzoscafé da manhã na estrada, visita ao Pueblito Paisa, subida na pedra, almoço no parque Comfama, visita à cidade de Guatapé, passeio de barco, parada para comprar almojábanas na estrada e retorno para Medellín. Clique em cada parte do roteiro acima para saber mais detalhes. 

Comentários

  1. Nossa, que legal! Eu adoro viajar no tempo assim! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse clima de cidade do interior....Sentar no banco da praca e tudo.... Bjs Tati

    ResponderExcluir
  3. Amo esses lugares com história e energias passadas! Acho que da pra se sentir no Projac então, nas locações cenográficas da Globo!!!rs

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, meu Chicletinho iria adorar já que fica imaginando como criar cidades para suas estórias !!
    beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  5. Ohhh as fotos são lindas, adoraria conhecer esse lugar :) Amei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário