Museu da Polícia Nacional da Colombia
Nunca contei por aqui que o filhotinho é aficionado por tudo que tem a ver com polícia e avião. Não é de agora, isso faz muuuuito tempo. E eu não desincentivo a paixão dele apesar de morrer de medo que ele siga a carreira tão perigosa de policial, mas fazer o que? Filhos são do mundo e meu trabalho é fazer com que ele saiba fazer suas escolhas com responsabilidade e conhecimento do assunto.
Pensando nisso, lembrei de meus conhecimentos da época em que estudei psi e ajudei adolescentes em processos de seleção de carreira... o melhor para se ter certeza de que realmente se quer aquela profissão para o resto da vida é falar com quem exerce o cargo. Então, mesmo faltando uns 13 anos para que meu filho tenha que escolher o que vai ser, decidi dar a oportunidade dele ver um pouco do que é ser um policial. Achei o Museo de la Policia Nacional de Colombia. Que achado!!!
O prédio fica no centro da cidade, ironicamente, em um pedaço que não é recomendado como um lugar de passeio pela sua insegurança. Eu achei muito seguro. Ou sou desligada, ou tenho uma visão positiva do mundo, não sei, mas achei tudo bem tranquilo. A localização é a uma quadra da casa presidencial e a melhor forma de chegar é em táxi, mas se você for como a gente, em carro, nem perca tempo procurando vaga de estacionamento ao lado, são todos lotadinhos aos fins de semana. Vá direto para o estacionamento ao lado da Casa de La Moneda, lá sempre tem vaga.
O passeio é com guia exclusivo, um policial que te acompanha durante o tempo todo e conta tudo que quiser saber, responde perguntas e, acredite, nosso guia o Ivan Dario Gomez Dapenha, além de ser querido, querido e muito querido, fala português. Legal, eihn? Passeio em Bogotá com guia em português é um luxo. Você pode pedir guia em inglês, espanhol, francês e linguagem de sinais também. O passeio vai durar o tempo que você tiver interesse no assunto. Como fomos com criança, nem tudo era de interesse dele, mas quando passávamos pelo carro/prisão, moto, pistolas, uniformes, daí ele queria saber como era tudo.
Para quem gosta de saber sobre o passado triste do país, lá tem vídeos e muitos objetos que pertenciam ao famoso Pablo Escobar e outros presos/capturados/mortos pela polícia. Tem mesa com fundo falso para esconder dinheiro, armas e até livro sujo de sangue das Farc. Relíquias históricas. Claro que o museu não é para todos, pois nem todos gostam deste tema, mas fica a dica para quem se interessa e quer saber mais sobre uma polícia que enfrentou muitos anos difíceis.
Dica: o museu está em reforma, se puder esperar para visitar quando as obras terminarem, melhor.
CUSTO: visita guiada gratuita.
Calle 9 # 9 - 27 - Bogotá
Dicas de passeio próximos, dá para ir a pé:
Que bacana!!! O melhor é que mesmo escolhendo tão cedo (aos 16 no meu caso) oq gostaria de cursar na universidade temos a total liberdade de mudar ao longo da vida ... comecei na contabilidade, fui pro financeiro, controladoria, publicidade, empresa de roupas infantis e acabei fazendo mestrado em educação infantil e me especializei na metodologia montessori .... olha que beleza!!!!!
ResponderExcluirQue ele siga o caminho que o fizer feliz e vai dar tudo certo!
beijcas
Li
http://www.criandofilhospelomundo.com/
É verdade, e mesmo dentro da mesma profissão dá para variar. Viva a modernidade.
ExcluirQue Beleza!!!
ResponderExcluirQue museu interessante! Adorei a dica do estacionamento - pequenas informações como essas acabam sendo cruciais na viagem :) Que legal o pequeno ter essa paixão! É importante incentivar, mesmo com o coração apertado né? rs Ainda faltam muitos anos para ele decidir, mas como a Li falou, o bom é que temos sempre a vida toda para mudar :) Adorei o post!! Beijos, Julia
ResponderExcluirGente, que bacana! Aposto que os meninos ficam doidos, né? Muito interessante!!!
ResponderExcluir