Famílias Desempilhadas na praia: como ter férias perfeitas no verão com crianças, por Aline Figueiredo do Carregando Malinhas

Hoje a Aline Figueiredo, mãe da Amanda e da Andressa e editora no Carregando Malinhas, divide com a gente dicas muito especiais para curtir a praia em família. Aproveite para imprimir a listinha, que está especial, e não deixe de curtir cada minuto das férias que estão chegando! E aí, Aline, conta prá gente tudo o que precisamos saber...
Dicas para o verão!
16792-NQWYUJ.jpg

Moro numa cidade e Estado litorâneos e por isso, a praia sempre foi muito presente na minha vida, desde que nasci. Seja como passeio de fim de semana ou como viagem, estar na praia sempre foi uma constante. Além disso, com a proximidade do verão, é provável que você já esteja se programando para esse tipo de programa, e por esse motivo, esse tema vem muito à calhar.

Não há dúvidas que as crianças adoram e se divertem. É um maravilhoso espaço ao ar livre e funciona como um gigante playground. Ali, estão disponíveis todas as ferramentas para usar e abusar da imaginação e com que toda criança AMA brincar: areia e água. É possível construir castelos, fazer lindos bolos, nadar, cavar buracos, construir pontes...como não se apaixonar pela praia?
Porém, para os pais, não é tão simples e talvez seja um pouco angustiante pensar em todo o trabalho que dá ir à praia com crianças.
Pensando nisso, conto aqui algumas dicas pra descomplicar e tornar tudo o mais prazeroso possível para toda a família!

Praia com crianças : o check-list!

1. Cuidados com a saúde

A primeira coisa a se pensar são os cuidados que devemos tomar para que nossos filhos fiquem saudáveis e o pós-praia não seja um pesadelo. Para isso, existem alguns itens que são indispensáveis:
  • Nunca, NUNCA, esquecer o protetor solar.  Aplique duas camadas do produto por todo o corpo 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas. Lembre-se que é importante usar protetores com FPS 30 ou mais. Eu sei que essa parte pode ser bem complicada quando as crianças já estão com areia "até na alma", mas é um cuidado importante e que além de outras doenças, evita noites sem dormir e muito choro por causa da pele queimada e ardendo.
  • Por conta da excessiva transpiração no calor, nós perdemos muito líquido e sais minerais. Por isso, mantenha seu filho hidratado. Por estarem entretidas nas brincadeiras, as crianças podem não querer parar ou esquecerem de pedir água. Isso significa, que você deve oferecer líquidos pelo menos a cada 30 minutos. Frutas ricas em água em sua composição e água de côco também são uma boa pedida.
  • Preste atenção ao horário de ir à praia, por conta da exposição ao sol. O melhor horário é antes das 10h e após as 16h. Além disso, chegando cedo, você garante um bom lugar próximo à água tanto quanto possível ( preste atenção na maré, pra não ter que correr pra mudar de lugar), perto de salva vidas,  e pode ficar à vontade para espalhar toda a tralha que carregou para a praia, sem ficar espremida e sem morrer de vergonha quando seu filho jogar areia na canga do "vizinho".

2. O que levar

8.jpg
Nosso primeiro impulso é carregar a "casa nas costas" toda vez que decidimos sair  com as crianças. Para te ajudar a carregar somente o necessário e ainda assim não esquecer de nada, segue a lista de itens indispensáveis:
  • Guarda-sol e cadeiras de praia ( algumas praias tem maior infraestrutura e alugam esses itens).
  • Cangas e toalhas de praia
  • toalhas para as crianças se enrolarem
  • muda de roupa para as crianças, incluindo calcinha ou cueca.
  • Para bebês ou crianças pequenas, piscina inflável
  • sacos plásticos para colocar o lixo
  • saco plástico para roupa de banho molhada
  • Baldinhos, pá e brinquedos de praia
  • chapéus com abas largas e/ou proteção UV
  • protetor solar
  • pente, creme de pentear, laços para cabelo
  • óculos de sol
Uma dica muito boa é colocar o celular e documentos dentro de sacos zip lock, protegendo-os da areia e da água.

3. Escolha a praia certa

Mar com águas calmas, sem multidão ou tumulto com certeza são boas características de uma praia para frequentar com crianças. Se você prefere um conforto ainda maior, existem algumas que possuem quiosques com muita infraestrutura.
Para escolher um bom local já na praia, prefira sentar-se ao lado ou muito perto de referenciais. Mostre ao seu filho para que ele possa se localizar e sempre te encontrar.

4. Alimentação

Uma vez que você se acomodou, não vai querer levantar para buscar o que comer. E praia dá muita fome! Por isso, leve lanches, bebidas e água. Use bolsas ou caixas térmicas para que seus alimentos sejam conservados por mais tempo.
Fornecer porções individuais faz com que as crianças mantenham a areia em seus próprios lanches e pode te poupar de comer com "temperinhos especiais".
Não leve alimentos que possam estragar com rapidez. Além disso, o ideal é que sejam práticos para comer: frutas e lanches leves são a melhor opção.

5. As dicas de ouro


  • Dica de ouro - número 1 : Prenda sempre os cabelos compridos. Além de facilitar a aplicação do protetor, evita que o combo cabelos+areia+vento+água salgada, formem um nó pior do que aqueles de marinheiro e que vai exigir de você toda aquela paciência que conserva com todo amor ( e que precisa!) para consertar.
  • Dica de ouro - número 2 : Use talco de bebê para retirar a areia do corpo.  Se você ainda não sabia desse truque, tem que tentar! Cubra com um pouco de talco o ponto a ser limpo e depois retire. É perfeito para antes de um lanche ou para entrar no carro. Funciona melhor com a areia seca!
13508-NPB33X.jpg
Há algo especial sobre o cheiro de ar fresco e o barulho das ondas que nos energiza e nos faz relaxar. Há algo no calor do sol e no contato dos pés com a areia que nos faz sentir renovados. Utilize essas sensações a seu favor para curtir o tempo em família.
Espero que as dicas te ajudem a se organizar para tirar o melhor proveito de um lugar que pode te proporcionar momentos maravilhosos! 
Aline Figueiredo é mãe das malinhas Amanda e Andressa, travel-blogger no Carregando Malinhas, ama viajar, estudar, escrever e é viciada em séries. Acha que é de amor que as pessoas precisam e tem esperança na construção de um mundo melhor, porque acredita nas crianças.
Facebook: www.facebook.com/carregandomalinhas

Instagram: www.instagram.com/carregandomalinhas

Blog: www.carregandomalinhas.com.br

Comentários

  1. Acho que esse post é de utilidade pública :)

    ResponderExcluir
  2. Aaah! Foi um prazer colaborar pra esse blog maravilhoso! <3

    ResponderExcluir
  3. Dicas todas anotadas....Vou testar a do talco!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, algumas servem também para adultos sem crianças, esquecer o protetor solar nuncaaaa!!rs
    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e me identifiquei muito com o 'carregar a casa' kkk
    Beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  6. Anotada a dica do talco, muito valiosa! E o protetor é MEGA importante! Mesmo passando sempre, meu filho já está com duas pintinhas nas costas, acredita? E só tem 4 anos... Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário