Parabéns! Você é bem comportado. Passeio em La Calera, Bogotá, Colômbia com crianças, bicicletas, carros, cavalos, malas e cuias
Já faz mais de um ano que moro na Colômbia e tem algo aqui que é bem daqui: as pessoas são aficionadas por bom comportamento. Dá para entender, afinal, deve advir do passado violento e tal, mas às vezes cansa um pouco a quantidade de vezes que você ouve a palavra juicioso (comportado) em um dia na rua, em especial se estiver acompanhado de criança. Se alguém vê seu filho, mesmo um desconhecido, ele vai perguntar para a criança "você está juicioso?". Quando eu passo na portaria do condomínio, não importa o porteiro de plantão, ele pergunta para meu filho se anda se comportando bem.
E isto é sempre. Mas não é só para as crianças, não, os adultos adoram também se vangloriar de seus juícios. É que se você vai ouvindo isto desde que nasce, é natural que a lavagem cerebral aconteça. É tão presente na vida deles que, se você mora aqui, em algum momento vai acabar também escapando da sua boca que está se comportando bem (eu já deixei escapar, sim! Confesso).
Só que, para mim, é bastante contraditório, não no caso das crianças, que se comportam até bem demais na minha opinião, a questão é que os adultos parecem conter a vontade de extravasar na vida cotidiana e, como precisam ser juiciosos a todo custo, acabam colocando toda a raiva para fora no trânsito, quando se tornam verdadeiros descomportados sem juízo. E a estrutura vial não colabora para que a civilidade seja mantida ao dirigir.
Há poucos dias atrás fomos fazer um passeio em um lugar de Bogotá chamado La Calera. É uma estradinha nos cerros da cidade. Nós subimos pelo lado sul e fomos até o final, bem ao norte, já na cidade de Sopó. Só que a estrada é uma disputa ferrada entre carros, motos, ônibus, cavalos e bicicletas. Não uma ou duas, mas milhares delas. Uma briga pelo pequeno espaço que, se você for pensar bem, só caberia confortávelmente o carro mesmo e uma área de pedestre. Uma amiga contou que vai para lá todos os fins de semana e sempre tem um ciclista morto na subida e outro na descida.
Ao chegar no pedágio... Sim!!! Acredite, mesmo sem estrutura tem pedágio. Bom, ao chegar no pedágio você se depara com a placa mais peculiar que já havia visto, aonde os viajantes são parabenizados pelo bom comportamento. Hahaha é rir para não chorar. O governo em vez de arrumar o problema, elogia que se deu bem naquela estrada horrível e não atropelou ninguém nem tampouco foi atropelado por ninguém. Acho que a população, enaltecida por ser reconhecida oficialmente em sua "boa conduta", esquece do essencial que é visível aos olhos (inspirando-me no Saint Exupéry).
Gracias por su comportamiento - Obrigada pelo seu comportamento |
Mas não, não desanime do passeio. Prometo que amanhã falo bem da parte boa.... incluindo um ótimo lugar para comer. Porque sou fã da Colombia, como já devem ter percebido, mas o trânsito de Bogotá... esse não tem como se apaixonar não.
CURIOSIDADE: aqui em Bogotá tem rodízio de carros como em São Paulo, ou seja, em determinado dia da semana seu carro não pode circular pela cidade em certos horários de pico. Só que aqui a restrição é dia sim e dia não. Se minha placa termina em número ímpar, não posso circular livremente nos dias ímpares, por exemplo. E mesmo assim, a coisa não é fácil não.
CURIOSIDADE: aqui em Bogotá tem rodízio de carros como em São Paulo, ou seja, em determinado dia da semana seu carro não pode circular pela cidade em certos horários de pico. Só que aqui a restrição é dia sim e dia não. Se minha placa termina em número ímpar, não posso circular livremente nos dias ímpares, por exemplo. E mesmo assim, a coisa não é fácil não.
Tati, realmente essa coisa do bom comportamento tambem me incomodaria, pois crianca e crianca, precisa usar a criatividade, brincar... enfim.... e placa de bom comportamento? como se nao fosse obrigacao ser um motorista cauteloso, respeitador.... Coisa de Colombia... quero saber mais!!! Bjs
ResponderExcluirTambém me incomoda. Eu estava no aeroporto e vi uma mãe dizer ao filho para não correr porque poderia perturbar alguém. O menino só corria há uns 10 passos dela e não tinha ninguém na volta...
ExcluirTati, placa parabenizando pelo bom comportamento?!rsrs
ResponderExcluirAcho que meu mardo iria se irritar muito nesse trânsito, eu tenho mais paciência, mas talvez não tanta assim rsrs
Aaahh só uma curiosidade, aqui em Aachen tem um restaurante colombiano, eu adoro a comida e como muito bem quando voou lá!! :)
Bjooo
Amo a comida colombiana também. Para mim é a melhor do mundo.
Excluirhummm, o trânsito - pra mim - é uma arma sempre engatilhada ... acho q a placa tinha a intenção de valorizar os cautelosos mas não deu mto certo !!!
ResponderExcluirbeijocas
Li
http://www.criandofilhospelomundo.com/
Primeiro acho que teriam que dar a infra necessária para depois parabenizar... e você tem razão quanto à metáfora com a arma...
ExcluirQuer tirar qualquer um do sério? Só colocar essa pessoa em um trânsito caótico! Aqui no Rio de Janeiro é bem tenso também! Esse é um dos motivos que me fazem não querer ter carro e usar metrô e trem sempre que posso! Muitas vezes desanimo de fazer algo só por conta do trânsito que enfrentarei! Quanto ao bom comportamento? Que chato isso hein?! De vez em quando sair da linha faz um bem danado!rs
ResponderExcluirQuem dera aqui tivesse trem ou metrô, eu não teria carro mesmo!
Excluir