VIAJAR PARA BUENOS AIRES COM BEBÊ E CRIANÇA: O VÔO E AEROPORTOS

VOO PARA BUENOS AIRES

viagem para buenos aires com bebê aeroportos e voo

Cada aeroporto é diferente, é claro, mas as viagens internacionais feitas do Brasil para o mundo passam, quase todas por São Paulo ou Rio de Janeiro. Nós saímos de SP, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, ou de Cumbica ou Governador André Franco Montoro, nunca sei qual seu nome correto e oficial e acho que esta já é uma crise de identidade pela qual passa esse aeroporto tão fundamental, mas que precisaria de muito mais investimento para poder ser chamado de O aeroporto da maior cidade brasileira. 



viagem para buenos aires com bebê aeroportos e voo

É uma vergonha tudo, desde o estacionamento dos automóveis até a lojinha de produtos importados (porque é isso que ela é, uma lojinha de produtos importados). Qualquer aeroporto tem uma estrutura melhor para os passageiros. Agora até que colocaram mais uma lanchonete no embarque, mas o preço é proibitivo, portanto leve sua barrinha de cereal e água de casa. Antes do embarque, ai ai ai... Até as míseras meia duzia de cadeiras que tinham eles tiraram, agora você pode.... Sentar no chão para curtir uma espera bem "a vontade" no chãozinho duro do aeroporto, ou pode sentar em um dos restaurantes e se preparar para gastar muito em consumo para sentar ali. O que eu recomendo é se despedir dos familiares que fofissimamente levaram você para o aeroporto e entrar no local de embarque, que tem poltronas para sentar pelo menos. No local de embarque olhe a lojinha, mas eu não recomendo fazer suas comprar ali, há muito para ver no aeroporto de Buenos Aires que tem um lojão enorme de produtos importados.

Sempre acho muito importante deixar o bebê/criança engatinhar ou andar bastante na sala de embarque para chegar cansado no voo e dormir.

O voo! Pedimos comida especial para o bebê, que até agora nunca havíamos pedido e eu recomendo que peçam, veio papinhas e uma mamadeira. É bom para ter de reserva para o caso da sua estragar na viagem.... Precaução nunca é demais e está incluído no preço da passagem do bebê. O voo é tranquilo, são 3 horas e, se o seu bebê se divertiu muito engatinhando ou correndo pelo aeroporto antes do voo, provavelmente irá dormir a viagem toda. 

AEROPORTO DE BUENOS AIRES (AEROPORTO DE EZEIZA) 

IMIGRACIONES: tranquilo, entramos com os passaportes como documento oficial, nem precisamos apresentar outro. Mas nós trouxemos todos os documentos, nunca é demais. Leve RG e cópia da certidão de nascimento do bebê. Depois, no hotel, guarde o documento que entrou no país no cofre e ande com o outro documento. Por que? Porque se você perder algum documento é melhor não perder o documento de entrada. 

A fila de prioridades na IMIGRACIONES informa que é para idosos, grávidas, diplomatas, mas não para pessoas com bebês de colo, mas é só falar com qualquer funcionário que eles gentilmente nos permitem passar lá. Isso se valer a pena, é claro, porque às vezes tem tanta gente na prioridade que a fila normal é a melhor opção. 



Os documentos de entrada no país para os adultos eu também recomendo que sejam os passaportes. Por que? Porque o carimbo fica ali, bonitinho no seu documento como uma recordação de viagem (parte sentimental da dica), mas tem outras duas razões super importantes para entrar lá com o passaporte: 1. você deixa registrada sua viagem para a Argentina e, quando for pedir o visto para outro país, poderá consultar ali a data em que viajou. 2. caso não entre com o passaporte, eles darão um carimbo em um papelzinho!!! Papelzinho para guardar em viagem é, em geral, sinônimo de desastre, perda, esquecimento. Na hora de ir embora vi uma senhora caçando o pobre papelito perdido em sua bolsa, que confusão. 

DINHEIRO: impossível tirar dinheiro nos caixas eletronicos do aeroporto. Não me pergunte por que. Eu nem quero falar o que eu penso (ou o que o taxista de lá me disse que pensa…). Mas há várias casas de cambio para trocar Dólares e Reais caso estas sejam as suas opções. Nós deixamos para sacar o $ na "cidade". 

TAXI: há mais de 20 anos que vou para Buenos Aires e uso a empresa Manuel Tienda León. Antes mesmo de sair do desembarque, logo depois de pegar as malas, compre a viagem de táxi ou ônibus com eles. É mais seguro, apesar de mais caro. Não pegue táxi fora do aeroporto. Pode dar certo, ou pode não dar. Eu já tive inúmeros problemas com táxis por lá e recomendo, pelo menos do aeroporto, que é uma viagem de uns 50 minutos, fazer com empresa de confiança. Os preços do táxi ou onibus variam conforme a distância que será percorrida. Dica: levar o seu bebê conforto de uso habitual… É trabalhoso mas vale a pena, tanto para a ida ao aeroporto de São Paulo como para toda a viagem em Buenos Aires. Até hoje, dos lugares que visitei, nunca achei um com um transito mais irritadinho que lá. Andar de táxi na cidade deixa qualquer mãe de coração na mão, é uma aventura! 

Dependendo do horário que vai chegar em BSAS, é melhor trocar a fralda do bebê antes de entrar no táxi, porque com transito o trajeto pode tardar bem mais do que o esperado e não tem onde parar na maior parte do caminho pois é uma autopista. Ter um lanchinho para o bebê aguentar o anda e para do transito é super importante também, então calcule provisão de comes e bebes para o voo, mais o tempo de taxi, que pode ser maior do que uma hora. Caso o baby já não seja mais tão bebê, lembre-se de ir ao banheiro antes de iniciar a corrida até seu destino.

Comentários