VAMOS BRINCAR DE VER TELEVISÃO?
Ensine seu filho a brincar e, se puder, faça isto hoje mesmo!!! Me refiro ao brincar daqueles com caixa de sapato, potinhos de plástico, panelas, peças de montar, de encaixar, fantoches, pés, mãos, enfim, daquelas brincadeiras sem pilhas, sabem? desempilhadas...
Há pouco tempo atrás, ao participar do III Simpósio de Brinquedotecas Hospitalares do INCOR fiquei “assustada” com os resultados de pesquisas apresentados: as crianças não sabem mais o que é brincar, ou pelo menos, não sabem o que são brincadeiras daquelas que promovem a socialização, o autoconhecimento, o respeito, a igualdade, a tolerância, a responsabilidade, entre outras tantas coisas maravilhosas para o desenvolvimento humano.
A brincadeira preferida das crianças é ver televisão, segundo resultado de pesquisa apresentado no mesmo simpósio. Ver televisão? E isto é brincadeira? Acho que se os pais apresentarem a televisão como uma “ótima brincadeira” os filhos entenderão que é, e assim será… Pois a brincadeira é algo que se aprende no meio em que se vive, com as pessoas que nos cercam. Se os pais “aproveitam suas horas livres” na companhia de equipamentos eletrônicos, por que os filhos não deveriam fazer o mesmo?
Pensando nas pilhas, me lembro que em casa tínhamos dois pianinhos e um deles era de pilhas. E acredite, o nosso bebê apertava um botão (esforço e desafio ZERO) e o brinquedo brincava sozinho. Ele tocava músicas, falava, acendia luzinhas, só faltava andar. O baby já estava brincando de outras coisas e o pianinho continuava brincando sozinho, como se estivesse agradando… E quando a gente tropeçava no brinquedo? Ele começava a brincar sozinho de novo, que horror!!! As crianças não precisam fazer nada com brinquedos assim e eu não quero isto para meu filho.
Além do mais, brincar só é brincar se for realizado com prazer, com a finalidade de divertir-se e, se você quiser que seu filho se deleite com um brinquedo, o primeiro passo é fazer com que ele perceba em você a alegria de brincar, do compartilhar e as "vantagens" de desfrutar da companhia um do outro.
Portanto, a escolha é sua, é nossa. E esta eleição deve, necessariamente, vir acompanhada do exemplo que nós damos.
Se em sua casa você opta também por desempilhar, mande para a gente as suas ideias, compartilhe, queremos aprender sempre mais!
Portanto, a escolha é sua, é nossa. E esta eleição deve, necessariamente, vir acompanhada do exemplo que nós damos.
Putz, o pianinho fui eu quem deu, né???rs
ResponderExcluir