CUBA COM CRIANÇA: O "MUST SEE" DE HABANA, NÃO DEIXE DE CONHECER

Ir para Habana é como voltar no tempo, portanto, não pensamos em uma viagem daquelas em que se corre de um lado para o outro para ver tudo o que for possível no tempo disponível. 

Cuba habana com crianças sociedade comunidade cubana

Na minha opinião, o que há de melhor para ver em Habana, em Cuba, é o que vai surgindo para ver, ou seja, pouca programação e muita caminhada para descobrir o país e, principalmente o povo. Se eu fosse escolher só uma coisa para fazer em Habana por uma semana seria conversar com os moradores, tão simpáticos e tão ansiosos por dialogar, o resto é lindo, mas a Cuba de verdade, aquela que eu fui para ver, só se encontra nas ruas que se localizam por detrás do que está lindamente pintado para os turistas. 


CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos
nosso filho que fez amizade com todos os cachorros de rua de Habana
CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos


Falando deste "lindamente pintado, acredito que a Plaza Vieja é o centro da beleza restaurada na cidade. É uma plaza como daquelas que se vê na Espanha, em Portugal, só que com muita vida, porque os cubanos têm arte no sangue. Lá na plaza, aonde podemos sentar para tomar um cafezinho e um gato se sente perfeitamente confortável para sentar à mesa com a gente, tem shows diários de músicos, de palhaços, de pintores, de crianças fazendo aulas de esportes e correndo com um grande sorriso no rosto. É um lugar vivo, é um lugar cativante!


CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos
Plaza Vieja

Na plaza tem tudo isto que contei, mas eu gostei mesmo foi do que tem atrás da beleza turística. Há uma quadra de distância as ruas são esburacadas, sem calçadas, as casas estão quase desmoronando, mas foi ali que pude afirmar que "eu fui à Cuba", porque só ver o que o governo quer que eu veja como uma viajante desavisada da realidade, não faz meu estilo. 

CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos

CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos


É uma mudança tão brusca daquelas coisas que o turista tira foto para aquelas outras coisas que o viajante é convidado a não ver, que dá até um arrepio. Porque seria legal dividir o dinheiro e arrumar "mais ou menos" tudo ao invés de consertar perfeito o que quer mostrar e deixar cair aos pedaços o resto. 

CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos
prédios da Plaza Viaja, restaurada
CUBA HABANA com criança a vida dos cubanos
prédios de ruas paralelas à Plaza Vieja
Mas o meu objetivo hoje é dizer que, se eu fosse à Cuba de novo e de novo e de novo, eu iria conhecer e explorar mais ainda esses becos inexplorados. Porque é lá que a vida cubana dos cubanos acontece. É lá que você vai saber que eles ganham 15 EUROS mensais de salário para sustentar toda a família, é lá que alguém vai te contar que eles têm uma vida muito tranquila e segura, mas que a liberdade não é sinônimo de autonomia. Mas vou me permitir não contar tudo o que ouvi, porque há muito o que contar e acho que, na verdade, o melhor é cada um descobrir o que quiser, porque os olhos e ouvidos filtram com a experiência de vida de cada um.


Comentários

  1. Nossa! Cuba deve ser mega incrível mesmo. É o sonho da minha mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma viagem para voltar no tempo e relaxar. Muito seguro, muito legal.

      Excluir
  2. Eita Cuba, ninguém passa indiferente por ela... :) Adorei o post e as fotos estão lindas

    ResponderExcluir
  3. Tava conversando hoje de manhã com meu marido o quanto eu quero ver Cuba antes que se "abra" de vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo que ir logo pois acho que essa magia vai se perder com o tempo. Mas seguirá sendo linda.

      Excluir
  4. Não tem como não notar o tamanho do charuto da senhorinha! Viagem pra mim é assim, andar pela cidade e deixar que ela se apresente para nós, mas confesso ter medinho de fazer isso em Cuba.
    Ótimo post :)
    beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Cuba está na minha lista desde pequena! As maiores belezas da cidade só são encontradas longe dos pontos turísticos. Acho fantástico conhecer mais da realidade e da cultura do lugar! Sempre imaginei que Cuba é cheia de vida, e você confirmou com esse post lindo :)
    Adorei!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário