MUSEUS DE BOGOTÁ: BOTERO E MOEDAS

Esta semana contei sobre o feliz passeio na Candelária. E é neste simpático bairro histórico que ficam os dois museus conjugados que visitamos e que adoramos: Botero e Casa de la Moneda.








Ao redor dessas duas deleitáveis visitas culturais há muitos outros museus a passos de distância, como o da Independencia, o Centro Cultural García Marquez, igrejas. Dá para banhar-se de conhecimento sem mover-se muito.

Museo Quinta de Bolivar

FCE Colombia / Centro Cultural Gabriel García Marquez

O MUSEO BOTERO: é belíssimo. Fica dentro do que era antes a residência de arcebispos e, logo após, a casa da moeda. Esta construção é a mais relevante da rua e dá até mesmo nome à mesma, conhecida como Calle de la Moneda. Só o prédio já vale a visita. Com jardins internos, um café, uma loja de lembranças do museu, muitos lugares para sentar e absorver tanta história. As crianças podem andar pelo jardim, brincar nas fontes de água, descansar nos bancos, além de apreciar um pouco de arte, cada qual a sua maneira. 



vista do Cerro Montserrate desde o museu da Moneda

As obras foram doadas pelo gênio Botero ao Banco de la República e agora fazem parte do acervo do museu que leva seu nome. Além de pinturas e esculturas belíssimas, é possível ver  outras contribuições dele aos nossos olhos, como Picasso, Dalí, Klimt, Chagall, Manolo Valdés (meu quadro preferido depois dos Boteros) e outros tantos magos da arte.

Picasso

Salvador Dalí


Paul Delvaux

Saindo do museu do Botero, há um café, uma lojinha e o museu da Moneda, onde é contada toda a trajetória do dinheiro no país, que esteve entre os maiores produtores de ouro do mundo desde o século XVI.  Este museu possui raridades que tornam a coleção muito interessante e preciosa. 

No final da exposição, no prédio do Museu da Moeda, tem uma área dedicada ao aprendizado das crianças, com várias obras interativas. Fica bem no final da visita e é uma oportunidade das crianças colocarem a mão na arte, porque durante toda a visita ao museu elas precisam se conter para não tocar em nada. 


área infantil do museu, tudo interativo

A visita ao museu Botero/Moneda é de graça e recomendo casar com o passeio na praça de Bolívar, que fica a duas quadras e que já recomendei ontem por aqui. Passeios bem lights para crianças e possíveis de fazer com carrinho de bebê, se for o caso. 


Recomendo!

Comentários