Calendário semanal para crianças pequenas: desempilhando a agenda
Mãe hoje é dia de futebol? Pai, hoje tem natação? Profe, amanhã é o dia de trazer brinquedo para a escola? Etc, etc, etc. Não estou dizendo que é um saquinho responder estas perguntas, mas estou me colocando no lugar da criança. Deve ser um saco ter que perguntar, né? Imagina se sentir perdidão na vida, sem saber que dia é hoje? Pois hoje é o dia que este problema ACABOU! Sim! Faremos um calendário especialmente pensado em crianças que não sabem ler nem escrever (mas pode fazer para quem sabe ler e escrever...). Vamos lá?
Itens:
uma criança com vontade de saber os dias da semana
um adulto paciente e que saiba escrever, recortar e colar
um papel muuuuuito grosso, tipo cartolina ou um lado de uma caixa grande reciclada
cola de silicone (pode usar a branca, mas demora um século para secar, melhor de silicone)
tesoura (sem ponta se a criança for ajudar a cortar)
imãs
uma tampa de garrafa pet (opcional, mas desejável)
uma foto da criança (opcional, mas amooooo quando a atividade é para criança pequena e tem foto)
folhas coloridas (preguiça de sair para comprar? Substitua por folha em branco pintada por você e por seus filhos)
régua gigante (de uns 50 cm tá bom, não precisa ser tão gigante assim)
canetinhas, lápis, giz de cera ou o que você quiser/gostar (lápis é melhor para a criança pois ajuda a fortalecer os dedos, mas como o momento é de diversão, libera a canetinha, vai?)
revista bem cheia de figuras legais
um som, com músicas muito animadas para fazer a atividade
e umas duas horas livres para terminar o trabalho
nossa! Que horror, quantos itens? LOUCURA. Mas acho que quase tudo tem aí na sua casa. Não me xinga não.
Como fazer??????
Fácil, facilísimo.
1. risque a cartolina dividida em 7 dias de semana e manhã e tarde. Não invente moda, seu filho não sabe escrever nem ler, então não precisa de itens avançados tipo hora, local, nome do professor nem etcS. A ideia é que ele visualize o que vai fazer de mais relevante no dia. Não precisa colocar escovar os dentes, isso é obvio (ou não?). Coloque só o que não é rotina (exemplo: futebol, balé, comer pizza, etc).
2. corte quadradinhos coloridos e separe cada cor para uma atividade diferente. exemplo: futebol é azul, ingles é laranja e jogar videogame é amarelo. Não faça tudo da mesma cor, o objetivo é facilitar a vida do pequenino.
3. Peça à criança para desenhar nos quadrados. Escreva os nomes das atividades para que ele vá se familiarizando com as letras.
4. OPCIONAL: coloque plástico (ou contact) nos quadrados e um imã atrás. Outro imã no lugar do papel aonde irá a tarefa. Este é opcional porque você pode colar as tarefas e pronto. Eu coloquei imã porque durante o ano vou mudando dias das atividades e preferi ter a opção de trocar de lugar.
5. colar uma foto dentro de uma tampinha de garrafa. Colar um imã atrás da tampinha.
6. acima dos dias, colocar um imã. A tampinha da garrafa vai ser trocada de dia pela criança. Tente usar imãs fortes, mas se não conseguir em sua cidade, recorte aqueles que dão de brinde. Também funcionam, dependendo da qualidade.
7. alguns itens podem ser recortados da revista, para dar um toque diferente no calendário e facilitar a visualização. Eu recortei as figuras que representavam almoço e separam manhã da tarde, por exemplo.
Espero que tenham gostado. Dúvidas, críticas? Ou só quer dar um oi? Escreva para desempilhados@gmail.com
Comentários
Postar um comentário